Para mim uma casa bonita precisa ser organizada. E quando falo organizada, não estou falando de casa impecável, sem um único item fora do lugar. Mesmo porque isso é impossível quando se fala de casa real, como a minha e a sua. Toda casa que se prese, sempre tem uma caneca na pia esperando a hora de ser lavada, tem sempre uma almofada fora do lugar sobre o sofá e uma cama por fazer, porque o dono dela acordou sem vontade alguma de arrumar. Não é? Na verdade, a organização que me referia é aquela que deixa a vida da gente mais leve, que deixa o nosso dia-a-dia mais fácil de ser conduzido, sabe? Nós, como bons seres humanos que somos, temos uma facilidade de arrumar tranqueira, de acumular coisas… E sempre é mais coisa do que a nossa casa pode suportar. Nos dias de hoje então, onde o conceito de viver está atrelado a pouco espaço e orçamento enxuto, deixar as coisas em ordem requer muito jogo de cintura e CRI-A-TI-VI-DA-DE! E antes que você fale que não leva jeito para fazer trabalhos manuais, eu falo logo: não estou dizendo que você precisa bolar uma ideia única e fantástica de organizar sua casa. É mais simples: vai na net! Fuça por lá. O que tem de gente publicando dicas de organização de casa, você não acredita. E pode anotar, sempre tem uma ideia que pode ser fácil, fácil adaptada ao seu espaço e as suas necessidades.
Aqui em casa mesmo, vira e mexe me pego atolada de papeis e outros objetos que me deixam louca! E sempre entro em pânico momentâneo achando que não tenho mais espaço para guardar tudo. Pode uma coisa dessas? Pois pode! Às vezes é fácil, uma simples limpeza na gaveta do armário e pronto, espaço criado e mais uma bagunça domada. Mas às vezes, é preciso ir além! E uma forma prática, bem útil, e que deu super certo por aqui, foi o uso de baús.  
O bom de usar baú para organizar coisas é que você pode colocá-lo em qualquer lugar: no quarto, na varanda, na sala, na cozinha, no banheiro… E por menor que ele seja, às vezes, parece um poço sem fim. Cabe tanta coisa que me assusto!
Aqui em casa tenho um em MDF, que chegou por aqui cru-cru. Compro assim, pois gosto de personalizar minhas peças, você sabe.  E hoje não vejo mais a minha vida sem ele…  Além de ele organizar uma papelada sem fim que eu não posso abrir mão, ele serve também de mesa lateral ao lado do meu sofá.  E ele ainda faz hora extra, pois quando o meu refúgio colorido está super lotado, ele serve de banco extra. Diz se não é uma maravilha?  Olha ele aí:
 
Para customizar esse baú, eu usei tecidos variados na parte externa e na interna tinta acrílica rosa, para combinar com a estampa escolhida.
Fazendo bonito na sala!
 
Mas como a tralha por aqui não parou só nos papéis, eu tive que espalhar mais alguns baús pela casa… E na compra dessa segunda leva, eu escolhi modelos mais rústicos, de palha, que eu adoro. Esses eu também comprei crus. Comprar assim tem suas vantagens. Sai mais barato, sabia? Mas pra quem não gosta de meter a mão na massa, é melhor pagar um pouco mais e já levar ele pintado pra casa.  Dos 3 baús de palinhas que eu comprei, um coloquei embaixo do aparador da sala de jantar, e hoje guarda meus álbuns de fotografias (sim, sou uma mulher a moda antiga!).
 
Para customizar esse baú, eu recorri a minha amada tinta spray branca. Duas demãos foram necessárias. Depois, eu apliquei tecido apenas nas bordas com cola branca. Como quis criar um ar provençal, escolhi um tecido que combinasse com branco.

 

Bom, os outros dois foram parar no meu ateliê, e organizam os meus tecidos, feltros e afins que eu uso quando preciso produzir alguma peça.
 
Nesses eu penas apliquei verniz em spray, duas demãos também. Depois apliquei tecido nas bordas. 
 
Fica tudo organizado! =)
 
Viram? Como não precisou de muito para deixar meu canto organizado?
E você, tem alguma dica de organização infalível pra me contar?
 
Mari.

Comente:

comentários